sábado, 29 de novembro de 2014

5 atividades para estimular o desenvolvimento da Linguagem

A aquisição da linguagem é um importante marco no desenvolvimento infantil e gera grande expectativa nos pais e familiares. Em geral as primeiras palavras aparecem por volta do primeiro ano de vida, por volta dos 12 a 18 meses e estão relacionadas a pessoas e situações cotidianas: “Mamãe, papai, au-au, dá...

Antes do bebe produzir as primeiras palavras é necessário desenvolver algumas habilidades importantes como: percepção auditiva, atenção compartilhada, troca de turnos, entre outras. Pensando nisso, selecionei algumas atividades que podem auxiliar o desenvolvimento destas habilidades, tão importantes à aquisição da linguagem.  

1. Jogos com Bola: Desenvolve a atenção conjunta e a atenção da criança aos comandos verbais.

Dica: Durante a brincadeira realizar ordens simples como “Joga pro papai”, “Pegue a bola”, “Chuta”, “Cadê a bola?”


2. Blocos de plástico e madeira: Desenvolve a atenção compartilhada, troca de turnos, atenção aos comandos verbais e vocabulário.

Dica: Nomear as cores durante a brincadeira, deixar que a criança escolha qual cor irá colocar, alternar a vez de colocar as peças.




3. Brincar de esconder: Desenvolve atenção compartilhada, habilidade de jogo, habilidades auditivas.

Dica: Esconder objetos sonoros para que a criança encontre, ir mudando de lugar para manter a atenção da criança no mesmo estímulo, utilizar bichos de pelúcia e de borracha e ir nomeando, perguntando à criança “onde está o sapo”? “Cadê o pato?”

  
4.1 – 2 – 3 e já – Mantém a atenção a um estimulo verbal enquanto espera a ação, desenvolvendo a atenção à fala.

Dica: Dar preferência pra ações corporais/motoras como: pular, jogar a bola, pular na cama, empurrar/jogar um carrinho, aviãozinho , etc...




5. Brincar com Músicas – Desenvolve a atenção compartilhada, o vocabulário, as habilidades auditivas e trocas de turnos comunicativos.


Dicas: Cantar a mesma musica uma hora bem baixinho, outra hora mais forte, uma vez mais rápido, outra vez devagar... ;

Associar a música a sensações corporais, por exemplo, quando canta “A dona aranha subiu pela parede.. “ vai subindo os dedos pelos corpo da criança como se  fosse a aranha...

Trocar os personagens da musica por outros, por exemplo, “O sapo não lava o pé”, trocar por a Luisa não lava o pé, o cachorro não lava o pé, o cavalo não lava o pé... lembrando de mudar também onde o personagem mora (no pasto, etc...). Pode também "sortear" o bicho que vai usar na música, tirar de uma sacola, uma caixa...

Quando a criança já diz alguma palavra ou aprendeu algum trecho da musica deixar um espaço pra que ela complete a musica ou perguntar a ela “quem não lava o pé?”, “quem vai subir pela parede?”

Espero que tenham gostado da dica! Se este conteúdo foi útil pra você, ajude a divulgá-lo compartilhando com seus amigos! E lembre-se que você pode acompanhar muitas outras dicas de atividades, textos informativos e brincadeiras seguindo a fanpage do blog no facebook, o link é este aqui: https://www.facebook.com/FonoaudiologiaEmFoco?ref=hl 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário