domingo, 12 de dezembro de 2010

Seu filho ronca?

A criança que tem característica de sono agitada, que ronca, baba, nariz sempre obstruído, na maioria das vezes apresenta aumento da adenóide, vulgarmente chamada de "carne esponjosa". 
Quando cresce muito, a adenóide pode inclusive, impedir totalmente a passagem de ar pelo nariz, o que ocorre principalmente à noite fazendo com que o sono se torne agitado.
O nariz possui tres funções importantes: a umidificação, o aquecimento e a filtragem do ar. Quando você respira pela boca, o ar vai para o pulmão sem tratamento, podendo gerar infecções pulmonares ou crises de bronquite.
A adenóide é responsável também pelo acúmulo de secreções nas fossas nasais, esse acumulo pode levar a infecções como otites e sinusites. Os quadros de otite podem interferir na percepção auditiva dificultando ainda mais o processo de aprendizagem. 
A respiração bucal (oral) não permite uma boa oxigenação do organismo, comprometendo o desenvolvimento infantil, assim, crianças que respiram pela boca tendem a ser menores e a apresentar desempenho escolar mais baixo que as outras crianças. 
As alterações de arcada dentária também são frequentes nas crianças que respiram pela boca. 

Todas essas alterações podem ser prevenidas se tratadas adequadamente. 
O diagnóstico e tratamento será realizado pelo otorrinolaringologista. Frequentemente faz-se necessário a atuação fonoaudiológica juntamente ou posteriormente ao tratamento médico. Outros profissionais também podem ser necessários dependendo das alterações apresentadas pela criança. 


Fonte de pesquisa: http://www.eric.thuler.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário